quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O amor espera

O amor espera-nos
Um amor imenso acolher-nos-á à nossa chegada à vida eterna. Não sabemos bem os detalhes mas isso não tem muita importância. O Deus das Surpresas reserva-nos tudo aquilo que nos fará mais felizes. Porque, apesar de tudo, fomos feitos para o amor e no Fim, o próprio Amor apertar-nos-á nos seus braços. Junto das três pessoas divinas, estarão todos os que nos precederam, encantados por nos ver chegar finalmente. Na vida presente, sentimo-nos muitas vezes como corredores de maratona abandonados; mas ali, pelo contrário, entraremos num grande estádio, em que a inúmera multidão se levantará para nos aclamar. Certamente que nesse momento cairemos de joelhos e choraremos, mas serão lágrimas de alegria, não de tristeza. Deus pegarnos-á na mão e apresentar-nos-á à comunidade reunida onde cada um, sem excepção, se decalara a favor de nós.
Se isto nos pareceu estranho, lembremo-nos do filho pródigo. O Pai nem espera que o filho chegue. Corre para abraçá-lo e leva-o para casa. Veste-o com roupas de festa para o apresentar orgulhosamente a toda a assembleia.
Quando estamos à cabeceira de moribundos, podemos lembrar-lhes que estão a caminho do coração do amor. O amor vem buscá-los para ir para casa, dizendo: Levanta-te, minha amiga,  minha querida, e vem! Porque é assim, o inverno passou... Mostra-me a tua cara, faz-me ouvir a tua voz; porque a tua voz é doce e a tua figura agradável (Cor 2, 10-15). Que mais poderíamos querer?
Adaptado de Brian Grogan, SJ: Where To From Here? The Christian Vision of Life After Death. Dublin, Veritas, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário