segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Osho e Jesus


"Ninguém é minha mãe..."






Você nasce com uma tremenda possibilidade de inteligência. Você nasce com uma luz dentro de você. Escute a tranquila e pequena voz dentro de você, e ela irá lhe guiar. Ninguém mais pode lhe guiar, ninguém mais poderá ser um modelo para sua vida, porque você é único. Jamais houve alguém que tenha sido exatamente como você, e jamais haverá alguém que seja exatamente como você. Esta é sua glória, sua grandeza - que você é totalmente insubstituível, que você é somente você mesmo e ninguém mais.





Jesus ainda era uma criancinha e seus pais foram ao grande templo para o festival anual. Jesus perdeu-se em meio à multidão, e só ao anoitecer seus pais puderam encontrá-lo. Ele estava sentado com alguns eruditos, apenas uma criança, e estava discutindo coisas com eles.



Seu pai disse, “Jesus, o que você está fazendo aqui? Estávamos preocupados com você.”

Jesus disse, “Não se preocupem. Eu estava cuidando dos negócios de meu pai.”

O pai falou, “Eu sou seu pai – e que negócio você está cuidando aqui? Sou um carpinteiro.”

Jesus disse, “Meu pai está no paraíso. Você não é meu pai.”



Assim como uma criança tem que deixar o corpo da mãe, senão ela morrerá – ela precisa sair do útero – o mesmo acontece mentalmente também. Um dia ela tem de sair do útero do pai e da mãe. Não só fisicamente, mas também mentalmente. Não só mentalmente, mas também espiritualmente.



E quando nasce a criança espiritual, tendo rompido completamente com o seu passado, pela primeira vez ela se torna um eu, uma realidade independente, sobre seus próprios pés. Antes disso ela era apenas uma parte da mãe, ou do pai, ou da família – mas nunca era ela mesma.



O que quer que você esteja fazendo, pensando, decidindo, preste atenção: isso está vindo de você ou é outra pessoa falando? E você ficará surpreso de descobrir a verdadeira voz; talvez seja sua mãe – você a ouvirá falar novamente. Talvez seja seu pai; não é tão difícil detectar. Isso permanece aí, gravado em você exatamente como lhe foi dado pela primeira vez – o conselho, a ordem, a disciplina, o mandamento.



Você pode encontrar muitas pessoas, o padre, os professores, os amigos, os vizinhos, os parentes. Não há nenhuma necessidade de lutar. Basta saber que essa não é sua voz mas a voz de outra pessoa – seja lá quem for essa outra pessoa – você sabe que você não vai seguir isso. Seja quais forem as consequências, agora você está decidido a mover-se por si mesmo, você está decidido a amadurecer. Você permaneceu criança por bastante tempo. Você permaneceu dependente por bastante tempo. Você ouviu todas essas vozes e as seguiu por bastante tempo. E aonde estas o levaram? Uma confusão.



Portanto, uma vez que você percebeu de quem são essas vozes, diga adeus a isso... pois a pessoa que lhe deu essa voz não era sua inimiga. A intensão dela não era ruim, mas a intensão dela não é a questão. O problema é que ela impõs algo sobre você que não está vindo de sua própria fonte interior; e qualquer coisa que esteja vindo de fora lhe faz um escravo psicológico.



Somente sua própria voz lhe conduzirá ao florescimento, à liberdade.         OSHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário