quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Eu tenho tempo



Muitas vezes acontece comigo.
Por muito tempo busquei e pesquisei.
Acreditava que iria encontrar a resposta
e não sabia o que me levava a perguntar.

Encontrei muitas coisas interessantes também,
mas percebi que as pessoas que 'explicavam" tudo
de alguma forma tinham vivido uma experiência pessoal
e eu estava apenas recebendo de segunda mão.

Eu não desisti de ler, assistir ou ouvir,
mas tudo se tornou de uma forma "mais do mesmo".

Agora, nesta época em que vivo,
posso dizer que tenho uma experiência pessoal com alguma coisa,
que eu chamo de Deus.

Ele não responde perguntas como num livro,
mas me coloca, ou eu me coloco, em um estado
que permite ver o dia passar,
repetindo-se a cada dia,
e não ter muitas perguntas sem resposta.

As perguntas vão se afunilando
eu percebo que minha mente
fica mais alerta para uma pergunta em especial:

porque vivo.

Estar alerta para a pergunta existencial
é parte da resposta.

Vejo passar na minha mente
infindáveis memórias,
que não me arrastam mais para o poço.

Sinto que não há resposta objetiva,
não mais do que o meu avô deu para sua vida:

"A gente nasce, vive e morre.
No meio tempo trabalha, casa
e tem filhos"

Não aceitava esta resposta quando ele me deu.
Mas aos poucos aparece uma sabedoria profunda.
Ele descobriu este sentido aos 9 anos de idade,
depois foi viver a vida.

Quando olhamos parece simplista.
não pode ser aquilo que procuramos.
Mas a sabedoria parece que é esta atitude simples,
esta aceitação de uma vida
que serve
para experimentarmos.

Parece mais do mesmo
Mas não é.

Adquire um outro sabor
se você aceitar algo de tudo que viveu.

Lembre-se de que cada gota,
cada pensamento,
cada ação
contém o todo.

Toda a ação pelo outro
já salvou uma vida

e quando você salva uma vida
salva a humanidade

Talvez você tenha
que abandonar o telescópio por um tempo
para usar o microscópio.

Ver o todo no mínimo,

depois o quebra cabeça
vai tomando sentido
de novo.

É só uma sugestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário